
Nos dias atuais em que vivemos as diferenças entre homens e mulheres estão cada dia mais apagadas, para não dizer desaparecendo, mas isso muda drasticamente quando elas ficam grávidas. as diferenças ficam abissais tornando algumas mulheres vulneráveis e dependentes, por isso o papel do marido é fundamental para uma boa gestação.
Normalmente o mesmo amor que concebeu a criança tende a aumentar durante a gravidez. um amor em dobro, tanto pela esposa quanto pelo neném que está por vir. Percebi que durante os 9 meses da gravidez, o amor que sentia por ela cresceu e se transformou em algo mais carinhoso, cuidadoso,
neurótico
e zeloso. Estava sempre pensando em como tornar a gestação dela um processo feliz e saudável.
neurótico
e zeloso. Estava sempre pensando em como tornar a gestação dela um processo feliz e saudável.
Porém nem tudo são flores. muitos futuros papais pensam erroneamente que não se pode ir além, afinal fizeram o serviço na concepção (ô parte ruim) e agora o grande milagre está acontecendo dentro da sua esposa e nada mais posso fazer.
Muitos ficam descontentes e frustados, não sabem o que e como fazer e acabam se afastando ao invés de intensificar o apoio logo quando suas mulheres mais precisam. para ajudar os papais nesse momento tão inusitado e desafiador seguem abaixo algumas dicas:
Muitos ficam descontentes e frustados, não sabem o que e como fazer e acabam se afastando ao invés de intensificar o apoio logo quando suas mulheres mais precisam. para ajudar os papais nesse momento tão inusitado e desafiador seguem abaixo algumas dicas:
1) engula o choro e sorria – se sua esposa der a noticia que está gravida, aprenda a reagir de forma correta. nada de desespero, choro ou cara de nojo. isso destrói a auto estima e, principalmente, a confiança dela em você como futuro papai. você pode, sim, ficar chocado e paralisado, mas seja homem, engula o choro e finja, demonstre que está feliz.
2) leia livros/blogs sobre o tema – quanto mais você souber o que ela está passando, melhor vai estar preparado para ajuda-la. existe uma centena de livros, como o que esperar quando ela está esperando (ou um blog chamado potencial gestante que a autora escreve tudo o que aconteceu com ela durante a gravidez e também uma coluna chamada potencial paterno. é só olhar nos arquivos : ). é muito legal ler e perceber que não estamos sozinhos no mundo e que muitas coisas que passamos outros pais passaram e estão vivos e felizes.
3) acompanhe o pré natal – ir às consultas mostra que você está interessado e irá estar sempre perto durante a gravidez. além disso, você saberá exatamente o que está acontecendo com seu bebê e estará mais preparado para ajudá-la. Preste muita atenção em tudo que o médico diz (por mais que não entenda nem metade), pois na gravidez a mulher fica mais burra desatenta e não irá lembrar de todas as coisas. Outra coisa emocionante é ver seu bebê crescendo e principalmente ouvir o batimento do coração.
4) contrate uma diarista - tente reduzir ao máximo o stress. a gravidez é física e emocionalmente exigente. por isso alivie o fardo da sua eposa ajudando nas tarefas de casa e também contrate alguém para ajudar, se não tiverem. vai por mim.
5) não tenha ciúme dos travesseiros – se sua mulher começar a dormir com um milhão de travesseiros ou aqueles que parecem uma minhoca gigante, não se sinta trocado, é normal. Na gravidez o peso do bebê coloca pressão sobre a coluna, nos músculos das costas. Lembro que a minha esposa tinha um travesseiro pra cabeça, um pra colocar entre as pernas, outro pra abraçar e uma almofada pra barriga. Parecia uma armadura medieval versão fofinha. E onde eu ficava? Lá no cantinho que me restava da cama, encostado na parede pra não cair.
6) seja paciente – a gravidez é uma bomba de hormônios na sua mulher. Alguns dias ela vai acordar super alegre e bem humorada, já no outro irá acordar com a pá virada, bufando de raiva ou começar a chorar um choro descontrolado sem nenhuma razão. Muitas vezes não é nada pessoal: são os hormônios. Além disso tudo, a libido tende a aumentar no primeiro trimestre, depois cair no segundo e depois aumentar no terceiro. Uma montanha russa sexual e hormonal. por isso tenha paciencia.
7) facilite o xixi – gestantes fazem xixi com muita frequencia. muita mesmo! uns 300 xixis por dia é pouco (hahaha!). nós não entendemos isso e muitas vezes ficamos chateados. tente se colocar no lugar da sua esposa. É muito mais incoveniente para ela do que para você. imagine ter que se levantar 3 vezes para ir no banheiro durante um filme? Seja compreensivo e paciente. não reclame ou suspire quando sua esposa pedir para parar o filme ou o carro num posto de gasolina “só” pra fazer xixi. Outra coisa muito importante é deixar o caminho do banheiro livre e com luzes faceis de ligar.
8 ) deixe o fumo, o alcool e o café – sua esposa terá que parar com alguns hábitos e adicionar outros. então que tal ter um pouco de compaixão e ainda aproveitar para fazer aquilo que você deveria ter feito a muito tempo? Se for fumante, terá que parar de fumar. pare você também. se ela tiver que abandonar o café, faça o mesmo. é uma maneira de mostrar apoio moral e o quanto você a ama.
9) mantenha-se limpo - mulheres grávidas tornam-se hipersensíveis aos cheiros. mesmo perfumes que ela já gostou podem deixar o estômago dela revirado. então, escovar os dentes e tomar banho diariamente (é o mínimo, ok?) e usar desorante sem cheiro, senão ela pode não ser capaz de suportar você por perto.
10) diga que ela é linda e que você a ama – por mais que algumas mudanças físicas e emocionais te assustem, não deixe de dizer o que quanto você a acha linda e que a ama imensamente (especialmente quando ela ficar imensa. ahahahha!).
Ps: Podes não ser o marido perfeito. muitas coisas que disse acima não conseguirá cumprir totalmente. aprender errando e muitas dessas coisas espero que sejam melhores em uma possível segunda gravidez. (Potencial Gestante)
Nenhum comentário:
Postar um comentário