Muitos pais se questionam se é melhor utilizar mamadeiras de plástico ou de vidro.
Ao fazer esta escolha, devemos considerar em primeiro lugar a segurança do bebê.
O que há a favor das mamadeiras de plástico?
Ao contrário do vidro, o plástico dificilmente quebra e, por isso, não temos acidentes com mamadeiras plásticas. O material é muito leve, de fácil manipulação, higienização e transporte. Há uma grande variedade no comércio, podendo ser encontradas nas lojas especializadas com muita facilidade.
O que há contra as mamadeiras de plástico?
Algumas mamadeiras de plástico contêm o bisfenol-A (BPA), que é uma substância química utilizada na fabricação de alguns plásticos para torná-los mais duros e resistentes. Estes plásticos estão presentes em vários utensílios do nosso cotidiano como eletrodomésticos, computadores, CDs, DVDs e também em mamadeiras e copos infantis.Estudos detectaram pequenas quantidades de BPA em alimentos e líquidos acondicionados nestes recipientes e constataram que a liberação de BPA é maior quando os recipientes estão muito gastos, arranhados ou quando colocamos alimentos ou líquidos quentes dentro deles.O problema para os bebês é que o BPA é uma substância que pode atuar de forma negativa no sistema endocrinológico (hormonal). Alguns estudos associaram o BPA ao desenvolvimento de puberdade precoce, puberdade tardia, diabetes, obesidade, comportamentos sociais atípicos em crianças, problemas cardíacos e até câncer de mama e próstata.O uso do BPA em mamadeiras e copos infantis já é proibido no Canadá, na União Européia, China e Malásia. Nos Estados Unidos, os principais fabricantes de mamadeiras garantem que não utilizam mais o BPA em seus produtos.
Quando comprarem uma mamadeira, é sempre bom verificar na embalagem do produto se há a informação sobre a presença do BPA. Procurem produtos que tenham a informação: “BPA-FREE” ou “NÃO CONTÉM BPA”. Nas lojas especializadas, já há várias opções de mamadeiras plásticas sem BPA.
As mamadeiras de vidro não contêm BPA, são mais resistentes e duráveis do que as de plástico, resistem mais a riscos e arranhaduras e, geralmente, retêm menos resíduos.
O que há contra as mamadeiras de vidro?
O maior fator contra as mamadeiras de vidro é o risco de acidentes, pois elas podem quebrar e provocar cortes tanto nas crianças como nos adultos. São mais pesadas, o que pode dificultar um pouco o seu transporte e, além disso, há uma variedade menor destes produtos no mercado.
Ao optarem por mamadeiras plásticas, procurem aquelas que não contenham BPA. Descartem as que estiverem muito gastas ou arranhadas. As mamadeiras muito velhas ou arranhadas propiciam o crescimento de micro-organismos que são prejudiciais à saúde do bebê.
Ao optarem por mamadeiras de vidro, tenham sempre cuidado com situações que propiciem os acidentes. Não deixem as mamadeiras ao alcance das crianças e muito cuidado na manipulação.
Seja qual for a sua escolha, mamadeira de vidro ou de plástico, os cuidados com a higienização e esterilização são fundamentais.
Eu escolhi por mamadeira de vidro, por razões óbvias e que são um charme a parte...
Nenhum comentário:
Postar um comentário