quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A Casa do Lago



Em setembro de 2006 o filme "A casa do lago" nos trouxe o romance "Persuasão" de Jane Austen (um dos nomes cruciais da literatura inglesa). Não havia no Brasil nenhuma edição disponível na época e ao fazer o artigo sobre a relação entre o filme e o livro (leia-o aqui) recebi e-mails de diversos pontos do país de pessoas interessadas em conhecer o livro. E ele chegou!!! Lançado em junho pela Editora Landmark, o livro tem uma edição bilingüe traduzido pelo paulista Fábio Cyrino (208 páginas - R$ 31,50).


A editora Landmark está resgatando textos clássicos nacionais e internacionais com edições bilingües que tem o objetivo de possibilitar o contato do leitor com a versão do texto original. Em uma entrevista ao jornal "Hoje em dia", o tradutor falou um pouco das dificuldades da tradução:


"A rigor, nenhuma tradução responsável, bem elaborada, é fácil de ser feita. O que existe são graus de dificuldade que o texto apresenta em função da atualidade ou não do texto para os nossos dias. Um texto como o existente na obra de Jane Austen apresenta dificuldades referentes aos termos e expressões restritas à Inglaterra do século XIX, uma época onde a própria língua inglesa e o mundo como um todo eram mais rebuscados." (Fábio Cyrino para o Jornal "Hoje em Dia", 28/06/2007)


"Persuasão" foi o último romance completo de Jane Austen (1775-1817). Ela o escreveu após terminar "Emma", concluindo-o em 1816. No entanto, ele só foi publicado postumamente em 1818 e serviu como base do roteiro sobre o romance dos personagens interpretados por Sandra Bullock e Keanu Reeves, no filme "A Casa do Lago".


O livro costuma ser associado a outro de seus romances, "A Abadia de Northanger", pois além dos dois livros terem sido originalmente publicados em um único volume, ambas as histórias são situadas na cidade de Bath, um balneário termal onde Jane Austen viveu de1801 a 1805.


O enredo gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. Persuasão, é amplamente apreciada, pois tem uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e mostra o estilo de narrativa irônica de Jane Austen. Além disto, é original, pelo fato, entre outros motivos, de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança. Vale a pena ler o livro e rever o filme...

A cada momento do filme, observei que minha vida se encaixou quase que por completo no enredo do filme, e que deste modo me encorajou a escrever este post... Eu tive oportunidade de assistir o filme somente ontem no canal TNT+, e me emocionei... agora anseio ler o livro, que com certeza será muito mais romântico e encantador... se alguém tiver a mesma curiosidade que eu, e quiser comentar... fique a vontade. Beijos








Fonte: Valéria de Oliveira Alves - 04/08/07
Jornal "Hoje em dia", 28/06/2007 - Caderno Cultura
Sinopse do livro no site: http://www.submarino.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário